Qual é a diferença entre Design Inteligente e Criacionismo?
Criacionismo é a crença de fundamentalistas que, como pensam que a fé é insuficiente para estabelecer qualquer coisa e têm inveja do sucesso de justificações científicas para estabelecer conhecimentos, resolveram fingir que seu mito de criação tem justificação científica, e estão preparados para ignorar qualquer evidência em contrário, tapar os ouvidos e gritar como crianças fazem, para não admitir que o mito de criação está devidamente exorcizado da biologia há 150 anos.
Design Inteligente é um criacionismo que foi maqueado e transformado num cavalo de Troia para parecer menos atado a visões religiosas, depois que os criacionistas falharam em convencer os juízes dos Estados Unidos de que seu mito de criação era ciência e merecia entrar nas escolas.
Para fazer isso os criacionistas fingem que não importa para eles quem é o "projetista" (ou "designer"... porque para entrar no Brasil uma suposta "ciência" teria de ter um anglicismo no nome, não é?), quando está claro que pensam que têm algum argumento científico ou racionalista para defender que a vida foi projetada por um fantasmão amorfo sem mais o que fazer, no caso o Deus bíblico, o mesmo que resulta de uma salada de conceitos da mitologia cananeia.
Claro, como há doido para tudo, existem ateus criacionistas que pensam que a vida terrestre foi projetada por ET's - são os raelianos ( http://bulevoador.haaan.com/2011/03/01/ainda-duvidando-que-existem-ateus-criacionistas-nao-duvide-mais/ ).
Eu sugiro o seguinte: que o Michelson Borges, o Enézio de Almeida, o Marcos Eberlin e outros ilustres criacionistas brasileiros se ocupem primeiro de descartar os ET's como criadores da vida terrestre, para só depois nós biólogos começarmos a pensar que talvez foi Javé... mas não sem antes descartarem também os mitos de criação do hinduísmo, das religiões africanas, das tradições chinesas e as histórias dos povos nativos das américas.
Sem isso, nada feito. Mantenham seus mitos fora da minha biologia que eu mantenho minha biologia fora da sua igreja.