Cartas do Eli Vieira

Share this post
Prefácio do tradutor
www.elivieira.com

Prefácio do tradutor

Eli Vieira
May 11, 2011
Share this post
Prefácio do tradutor
www.elivieira.com

Yang Zhu foi um filósofo da era clássica do pensamento chinês, que viveu provavelmente entre 370 e 319 antes da Era Comum. Ele foi associado aos daoístas desde a ascenção do confucionismo oficial e a consolidação do que agora chamamos 'daoísmo' (ou 'taoísmo'), embora este termo seja problemático, pois pensadores como Yang Zhu, Zhuangzi e Lao Zi são bem diferentes e não eram considerados membros de uma mesma escola nos tempos antigos.

Além disso, o texto que nos resta e é atribuído a Yang Zhu é de um período posterior, no qual foi preservado no Lie Zi (livro do mestre Lie), que não atingiu sua versão definitiva até cerca de 400 EC.

Neste livro, Yang Zhu mostra-se bem distanciado do pensamento místico, sua preocupação principal é desfrutar da vida ao máximo, valorizando a maior expressão possível do caráter individual e a não-interferência nos processos naturais.

Yang Zhu pode ser descrito como ateu, hedonista e niilista, e, embora provavelmente ignorante de fontes ocidentais, pregava ideias notavelmente semelhantes às ideias de seu contemporâneo grego Epicuro de Samos.

Share this post
Prefácio do tradutor
www.elivieira.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Eli Vieira
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing